terça-feira, 17 de novembro de 2009

Ad. de Insalubridade na área Calçadista

Minha Opinião
     Já faz um bom tempo que as empresas do ramo calçadista estão se empenhando na proteção do trabalhador, se preocupando com a sua saúde e gastando os "tubos" com  EPI's (Equipamento de Proteção Individual).
     Aí vem o "Senhor Perito" dizer que aquele Creme de Proteção (gente, certificado pelo Ministério do Trabalho), não protege o trabalhador, que não tem validade, porque o trabalhador pode suar, o trabalhador pode esfregar a mão e o creme "sumir", que o creme é invisível e o trabalhador não sabe se ainda tem ou não, que o trabalhador não passou creme "embaixo da unha" (pode?) e blá, blá, blá...
       E... Pimba... Sentença: "condenado...".
      E o empregador que gastou os "tubos" em EPI's, gastou tudo em vão, porque a preocupação com a saúde não conta quando se vê "$$$$$$" pela frente.
      Olha, eu comecei a trabalhar com 12 anos de idade, pasmem, "passando cola no sapato". Foi no interior, muito pela necessidade, mas também porque todos os meus amiguinhos também já trabalhavam e eu também queria.
      Hoje estou com 45 e não fiquei "débil mental" e nem "retardado" por causa disso. E nunca recebi nenhum telefonema do tipo: "lembra o Paulinho? Pois é, caiu um braço dele por causa da cola."
      Talvez as empresas precisem urgentemente "robotizar" estes processos. E os trabalhadores? Bem, estes devem procurar os que estão acabando com os empregos.


2 comentários:

  1. Será que estão mesmo se empenhando na proteção dos trabalhadores?! Bom, cada lugar é uma história. Aqui em minha região – nordeste - o que se vê é uma já antiga forma de exploração da mão de obra, empresas que se instalam no interior do estado atraídas pelas concessões fiscais, tiram os maquinários dos galpões e passam a concentrar mais de 60% da produção nas residências das famílias, lhes pagando por peças prontas. Resultado: trabalho para toda a família (eba!!!) inclusive criancinhas, se livram dos encargos sociais, recolhimentos fundiários e muito mais... cuidados com proteção, EPI´s? o que é isso?! os trabalhadores são "autônomos"!!! Pois bem, o que tenho visto aqui na varas trabalhistas da 20ª região é uma legião de lesionados ocasionados pelos descasos dos empresários que agem pelo interior utilizando desse expediente de exploração.
    Walter

    ResponderExcluir
  2. Caro Walter,
    Aqui no sul isso também ainda acontece, em escala menor, mas ainda acontece. Mas muitas empresas grandes se preocupam e os peritos e juizes "tomam as dores" dos "mais fracos" e condenam indiscriminadamente. Ao invés de aplaudirem ações em prol da proteção e saúde, fazem o contrário, desestimulando ações deste tipo.
    Muito obrigado por sua visita e te espero sempre.
    Grande abraço,
    Celso Ceschini

    ResponderExcluir