terça-feira, 16 de março de 2010

Qual das partes tem o "Poder" II?

          Só para comprovar a minha tese abaixo, vou relatar o que aconteceu após uma audiência, na semana passada. Vocês sabem que, a algum tempo já, a moda é entrar com reclamatória ainda trabalhando na empresa. Sim, isso mesmo, para quem não sabia. O pessoal, quando chega a completar um ano de empresa, começa aquela "coceirinha" para "botar" a mão na grana do FGTS e usufruir das benesses do governo, o bendito ou maldito seguro-desemprego. Aí o que acontece? Começam a faltar, a se negar a executar as tarefas solicitadas e outras "tramóias" mais, para ver se a empresa faz a "gentileza" de lhes proporcionar os direitos que eles tanto tem direito.
          Gente, vocês não acreditam, mas isso acontece diariamente, não é nem um, nem dois, é uma turma cada vez. E como não tem moleza para estes aproveitadores, o que eles fazem? Entram com reclamatória trabalhando: - assim eles vão me "botar" pra rua!
          Ainda assim não tem moleza pra eles. E tem uma tal "Estrela da Manhã" (é a tradução do nome alemão dela) na empresa onde trabalho, que já está com a ação a um ano tramitando e ela ainda não conseguiu o seu intento. Ainda continua empregada, cumprindo as regras como todos os outros. Já tomou advertências por faltas e por se negar a trabalhar, mas continua empregada.
          Semana passada aconteceu a audiência de instrução. Na ação reclama "perseguição" e "maus tratos" e pede dano moral, etc... Levei uma testemunha, que também ainda trabalha, para contra-provar que ela nunca sofreu qualquer tipo de perseguição e nem retaliação. Ela não conseguiu ninguém (um destes milagres que acontecem um a cada...) e, por conseguinte, não provou nada.
          No outro dia começou a demonstração do PODER dentro da fábrica: teve um colega que falou para a testemunha da empresa: - tua batata tá assando... Outro perguntou para ela: - quanto a empresa te pagou para ir lá? E a própria reclamante intimou a testemunha: tu não tem medo de apanhar lá fora?
          Então eu pergunto: QUEM TEM O PODER? QUEM DÁ O PODER? QUEM FAZ PROLIFERAR ESTE PODER?
          Vocês que respondam...

2 comentários:

  1. Olá Celso,
    seu blog está cada vez melhor.
    Apreciando suas aventuras de preposto sempre que me sobra um tempinho.
    Abraços!

    Clê

    ResponderExcluir
  2. Clê,
    Obrigado pela visita e pelo elogio. Volte sempre.
    Grande abraço.
    Celso

    ResponderExcluir