domingo, 7 de março de 2010

Qual das partes tem o "Poder"?

        Reina, na Justiça do Trabalho, que é a minha área, uma máxima, amplamente difundida entre todos os envolvidos, juizes, advogados, peritos, réus e autores, que é a seguinte: "Quem tem o poder na relação Empregador x Empregado é sempre o Empregador!".
        Claro, todos sabemos que tem empresários que se aproveitam da situação e "tiram o couro" de seus empregados, negam direitos, não pagam salários, humilham, etc... Estes são os maus empresários, que merecem pagar caro por tudo que suprimiram...
        Mas a outra parte, que cumpre com a legislação, gera empregos, diretos e indiretos, paga salários, dá uma série de vantagens, ajuda seus empregados, muitas vezes fazendo a parte de "pai e mãe" de muitos, mas de muitos, que passam as mais sérias dificuldades pessoais, suas e de sua família, porque o "Sr. Governo" não faz a sua parte, esta parte é jogada na mesma vala comum do mau empresário.
        E é esta parte, que paga o que deve pagar e muito mais, quando se depara com uma demanda na vara do trabalho, passa a ser a "parte mais fraca". Explico: o reclamante consegue quantas testemunhas quiser (e para mentir à "torto e direito") e o reclamado não consegue testemunha. Porque? Porque elas tem medo, não gostam e se sentem ameaçadas (sim, tem ameaças de colegas, tanto de fora como de dentro da empresa).
        E aí, quem tem o Poder?
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário